Formação Continuada de Docentes

Formação Continuada de Docentes

A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, em parceria com outras instâncias institucionais, realiza ações formativas em diferentes formatos, como a de aperfeiçoamento didático-metodológico dos docentes, do desenvolvimento de condições para a implementação e o emprego de novas metodologias e tecnologias de ensino, educação para as diversidades sociais, culturais, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, bem como em aspectos da gestão acadêmica.

Essas ações estão reunidas em uma série de eventos que são realizados na Universidade. Dentre eles, destacam-se:

Seminário de Ensino de Graduação

O Seminário de Ensino de Graduação que, em 2020, alcançará a sua décima edição, apresenta como principais objetivos oferecer oportunidades de ampliar conhecimentos, analisar, discutir e propor novas possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de graduação, além de buscar maior integração do corpo docente da Instituição. Este evento tem a participação de convidados externos, reconhecidos pela expertise na temática. Tradicionalmente, ocorre nas vésperas do retorno das aulas, mas pode ter a sua data alterada em virtude do calendário da ProGrad. Nas  últimas edições abordou os seguintes temas: “Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar”; “Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: Estratégias Educacionais” e  “Ação Docente na UFSCar: Desafios da Educação Inclusiva”. 

Saiba mais em:  http://www.seminariodegraduacao.ufscar.br/

                           https://www.facebook.com/seminarioensinodegraduacaoufscar/

 

Congresso de Ensino de Graduação

O Congresso de Ensino de Graduação, originalmente planejado para ser bianual, teve sua primeira edição realizada em 2011 e a quarta em 2019. Esse Congresso tem como principais objetivos dar maior visibilidade às atividades de graduação da Universidade, oferecer oportunidades para reflexão conjunta e troca de experiências entre docentes, com vista à proposição de melhorias para esses cursos e abrir espaços para os docentes apresentarem experiências de práticas de ensino desenvolvidas nos cursos de graduação.

Saiba mais em:  http://conegrad.ufscar.br/

                           https://www.facebook.com/didped/

 

Formação em Gestão Acadêmica: Fomentando a Eficiência dos Processos na Graduação,

A Formação em Gestão Acadêmica: Fomentando a Eficiência dos Processos na Graduação, destinada aos docentes e técnicos administrativos que desempenham atividades de gestão acadêmica no âmbito dos cursos de graduação da UFSCar. Esta atividade teve uma edição em 2009 e, em 2020, encontra-se em fase de planejamento de uma oferta na modalidade à distância. 

 

Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas e Avaliação (MetAA)

O Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas e Avaliação da Aprendizagem (MetAA) surgiu em 2017 com o objetivo de atender as necessidades de reflexão e aprofundamento sobre práticas educacionais que considerem a centralidade do processo ensino-aprendizagem no estudante. Este GT é formado por uma equipe multidisciplinar, composto por docentes da área da saúde e das engenharias, bem como por pedagogas da instituição. Tem como principais objetivos aprofundar os estudos sobre metodologias ativas e estratégias de avaliação, bem como oferecer oficinas práticas com estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nessas metodologias. 

Saiba mais em: https://www.facebook.com/MetAA.UFSCar/  e  http://www.metaa.ufscar.br/

 

Assessoria Pedagógica aos Cursos de Graduação da UFSCar 

A Assessoria Pedagógica aos Cursos de Graduação da UFSCar é realizada por profissionais da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico e dos Departamentos de Ensino de Graduação do campus de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Trata-se de um trabalho realizado junto aos coordenadores de cursos, chefias de departamentos, docentes e Núcleo Docente Estruturante (NDE) com orientações sobre Reformulações Curriculares, Avaliações Externas, Diretrizes Curriculares, currículos dos cursos, planejamento de disciplinas, conceitos e perspectivas pedagógicas, constituindo em momentos formativos de grande impacto na política de desenvolvimento docente.